Oriental Dreams
Okaeri otaku's! Divirtam-se no nosso Fórum Very Happy

Inscrevam-se ou façam login para aceder a tudo.
Preencham o vosso perfil com todas as informações, onegai~


A Admin
Arisu~chan

Oriental Dreams

Fórum sobre anime, manga, j-music, cosplay e cultura japonesa!
 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  V O C A L O I DV O C A L O I D  

Compartilhe | 
 

 Visual Kei

Ir em baixo 
AutorMensagem
Inori
Alice-chi.
Alice-chi.
avatar

Feminino Mensagens : 6628
Idade : 24
Localização : In Kenji's heart ♥

MensagemAssunto: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 2:12 pm

Sobre o VK
Visual kei (em japonês: ヴィジュアル系, visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980[1].

Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.

Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são AN CAFE, The Gazette, X JAPAN, D’ERLANGER, DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za, Nightmare e the GazettE iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.

O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.


Principais sub-géneros
Como visual kei é um termo que não denomina diretamente um determinado tipo de musicalidade, uma parte da comunidade utiliza outros termos que denominam subgêneros na hora de explicar características da música. Porém, como uma parte dessas divisões foi concebida apenas pela aparência externa, não devem ser utilizadas como uma divisão rígida da música. Esses gêneros se diversificaram a partir da segunda metade da década de 1990, mas foram sendo "selecionados" e recentemente alguns caíram em desuso. É característico que um gênero, ao expandir sua influência, acabe causando a perda de popularidade dos demais gêneros de forma rápida. Também é comum haver uma separação de gêneros por regiões.

Spoiler:
 

Angura kei e eroguro kei
"Angura" é uma palava japonesa equivalente à inglesa "underground", um termo que designa manifestações alternativas e de pouca exposição na mídia. O conceito do angura kei foi aplicado primeiro nos teatros japoneses nos anos 1960 e depois em outras formas de arte, como pintura e música. A intenção era criar algo unicamente japonês, uma contracultura, se opondo à invasão cultural estadunidense—que começou após a Segunda Guerra Mundial.

Desde o início dos anos 1990, a música angura kei vem conquistando restrita popularidade no Japão, sem perder seus conceitos de contra-cultura—um rock despretencioso, misturado com cultura nipônica. Um famoso exemplo de angura kei é a banda Inugami Circus Dan, formada por três homens e tendo no vocal uma mulher, algo incomum no visual kei.

A palavra "eroguro" é uma mistura adaptada para o japonês das palavras "erotic" ("erótico" em inglês) e "grotesque" ("grotesco" em inglês). O termo "eroguro kei" vem do movimento "eroguro nonsense", estilo artístico criado no Japão por volta de 1920, expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 1980, na música, principalmente no movimento visual kei. Temas decorrentes do eroguro kei são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico, embora isto não seja uma regra (vide próximo parágrafo).

Um grupo reconhecido como pertencente ao eroguro kei é o extinto cali≠gari. Seu single "Kimi ga Saku Yama" (de 2000) tinha como tema a necrofilia. O CD trazia estampado o resultado de uma pesquisa feita com cem estudantes colegiais: "Você gosta de necrofilia?" -- 42% responderam "não", 29% responderam "sim", 19% ficaram indecisos e 10% não responderam.

Uma banda que assume claramente o rótulo de eroguro kei é Merry, que teve algumas capas de discos criadas pelo renomado quadrinhista eroguro Suehiro Maruo.

Estas definições de angura kei e eroguro kei não são definitivas ou absolutas. As informações sobre os assuntos disponíveis em idiomas ocidentais são escassas ou, em muitos casos, de baixa confiabilidade, por serem textos que freqüentemente expressam as visões pessoais de fãs. Algumas vezes, é difícil definir até mesmo se uma banda é na verdade eroguro ou angura. MUCC é um grupo associado por muitos fãs ao eroguro kei, embora não haja evidências de que algum trabalho do MUCC encaixe-se em tal rótulo. Outros exemplos de bandas associadas ao angura kei e/ou ao eroguro kei são Guruguru Eigakan e Dagashi Kashi


Ex-bandas visuais
É muito comum que, com o passar do tempo, bandas visuais adotem uma imagem menos elaborada das que as caracterizaram como uma banda de visual kei, freqüentemente realizando mudanças também em seu som e no seu comportamento no palco. Existe controvérsia dos fãs entre si e entre os veículos da mídia, também entre si, de quando uma banda ou um artista deixam de participar do movimento visual kei.

Um caso clássico desta controvérsia é o do grupo Dir en grey. Um dos maiores representantes do visual kei no final da década de 1990 e no início da de 2000, a banda atualmente se apresenta trajando roupas como camisetas e calças jeans comuns e tocando um som com influências de rock e metal pesados ocidentais. No entanto, mesmo após a mudança, alguns textos continuam referindo-se a eles como banda visual.

Em outros casos, pode haver confusão gerada pelas próprias atitudes, trabalhos e declarações de um artista. O cantor Gackt foi vocalista da banda visual MALICE MIZER. Quando iniciou sua carreira solo, adotou um visual bem mais casual, abandonando a maquiagem pesada e cabelos excêntricos e usando roupas menos trabalhadas. Além disso, sua música não possui características semelhantes com os sons clássicos do visual kei dos anos 1990, tampouco com os sons de bandas mais recentes que se inspiram nos mesmos. Apesar de tudo, Gackt considera-se um artista de visual kei.


Grafias de nomes de bandas e trabalhos do visual kei
No geral, os japoneses freqüentemente trabalham a estética das palavras escritas com algarismos romanos, por eles chamados de "romaji". Diferente da cultura Ocidental, na qual nomes próprios normalmente são escritos apenas com a primeira letra maiúscula e as seguintes minúsculas, na cultura japonesa há nomes gravados de diversas formas diferentes. No mercado fonográfico do Japão—o que inclui artistas visuais, logicamente—encontram-se nomes de bandas e artistas gravados oficialmente apenas com letras maiúsculas (ex. BUCK-TICK, PIERROT), apenas com minúsculas (ex. hide, deadman), com misturas de maiúsculas e minúsculas (ex. KuRt, HIZAKI grace project), com apóstrofos (ex. La'Mule, La'cryma Christi), tios (L'Arc~en~Ciel, Fine~A’rts), pontos finais (LAB. THE BASEMENT,alice nine., ANNY’s LTD.), vírgula (Kagrra,), dois pontos (ZI:KILL, DAS:VASSER), os mais diversos sinais gráficos (cali≠gari, Lυτёη∀), tradução de ideograma com letra trocada (雅-miyavi- – os japoneses pronunciam "miyabi" de qualquer modo, pois trocam o "v" pelo "b" na hora de falar), etc.

Há casos com diferentes romanizações oficiais adotas por alguns artistas. Por exemplo, os trabalhos da banda Dir en grey, que romaniza com todas as letras maiúsculas todos os títulos de discos, músicas e etc. que originalmente são escritos com ideogramas. Outro exemplo de mudança de grafia quando há romanização é o nome do músico Miyavi, que em textos em inglês escreve-o com a primeira letra maiúscula, em vez de apenas retirar o ideograma e usar a primeira letra minúscula, como na grafia original usada durante vários anos a partir de 2002.


Visual kei no Ocidente
A base de fãs ocidental do visual kei compõem-se principalmente por não-descendentes de povos asiáticos. A despeito do consumo de música asiática por parte de descendentes que vivem no Ocidente, o visual kei e o j-rock (rock japonês) começaram a conquistar fãs ocidentais com grande quantidade e freqüência entre o final da década de 1990 e o início da de 2000, divulgados de fãs para fãs pela Internet e pessoalmente ou mesmo com uma promoção profissional realizada através de trilhas sonoras de desenhos animados produzidos no Japão. A maioria dos artistas japoneses de rock apreciados no Ocidente são visuais e não possuem envolvimento com animações.

Ainda na primeira metade da década de 2000, o cenário no Ocidente tornou-se propício para que bandas e gravadoras investissem nele oficialmente, lançando discos e realizando shows. Um dos primeiros shows de visual kei realizado no Ocidente de que se tem notícia ocorreu com a banda DuelJewel na cidade de Houston, Texas, Estados Unidos, em 2002. A apresentação foi uma das atrações do evento A-kon, uma ação que visava atrair, a princípio, interessados pela cultura pop japonesa em geral. Alguns dos primeiros lançamentos de visual kei no Ocidente foram realizados pela empresa francesa Mabell em 2004 e incluíam discos de bandas como KISAKI PROJECT e Vidoll. A partir desta época, cada vez mais grupos visuais começaram a tocar na Europa, principalmente em shows próprios, não atrelados a eventos que envolvem outras atividades além da música. Entre estes grupos estão BLOOD, D'espairsRay, Moi dix Mois, KISAKI PROJECT, Kagerou, deadman, Ayabie, Onmyo-Za, the GazettE, Dio e tantos outros.

Com o tempo, o número de fãs de visual kei e j-rock foram aumentando no Ocidente, onde o rock japonês tornou-se, assim como no Japão, um segmento de arte e entretenimento independente de outros da cultura pop japonesa. Na Alemanha, foram criados dois selos que trabalham exclusivamente com bandas japonesas de rock (visual kei, em sua maioria), a Gan-Shin Records (uma parceria da loja Neo Tokyo com a empresa de marketing musical Brainstorm) e a CLJ Records. Apesar de serem alemães, os selos distribuem discos e promovem shows em toda a Europa.

A grande mídia européia notou o fenômeno visual kei no Ocidente. Revistas, rádios e canais de TV realizaram especiais sobre visual kei e j-rock e passaram a acompanhar as carreiras de alguns artistas e noticiar suas realizações.

Bandas como MUCC, D'espairsRay, Moi dix Mois e Kagerou chegaram a participar de festivais como Wacken Open Air, Wave Gothik Treffen e Rock am Ring, cuja edição 2006 teve o Dir en grey entre suas atrações principais.

Nos Estados Unidos, a cena é consideravelmente menos aquecida do que na Europa, com menos lançamentos e menos shows. No entanto, alguns fatos ocorridos no país chamam atenção. No final de 2006, o videoclipe "SAKU", do Dir en grey (lançado originalmente em 2004, uma época em que a banda ainda se considerava visual kei[12]) foi eleito o clipe de metal do ano pela audiência do programa Headbangers Ball, da MTV2. Em 2007, ocorreu o primeiro festival de rock japonês no Ocidente, Jrock Revolution, em Los Angeles, nos dias 25 e 26 de maio. Promovido por YOSHIKI (X JAPAN, Skin), o evento contou com apresentações de nove bandas/artistas visuais: Kagrra,, DuelJewel, Vidoll, Miyavi, alice nine., D'espairsRay, Merry, girugämesh e MUCC.

Em 2007, YOSHIKI, baterista e líder do X JAPAN, co-produziu, ao lado de Jonathan Platt, a trilha sonora do filme "Catacombs", dos mesmos produtores da série "Jogos Mortais". YOSHIKI também escreveu a música-tema do filme, "Blue Butterfly", lançando-a pelo seu projeto Violet UK, sendo a primeira música do mesmo a sair em um álbum (o da trilha sonora do filme). Ainda em 2007, no dia 26 de outubro, o X JAPAN retornou à atividade fazendo sua estréia mundial com a até então música inédita "I.V." como tema de encerramento do filme "Jogos Mortais 4". No primeiro bimestre de 2008, estreou em cinemas de diversos países (incluindo Brasil e Estados Unidos) o filme "Cloverfield - Monstro", cuja trilha sonora conta com o single "FUZZ" do MUCC.



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei

_________________

kurobasu~
Spoiler:
 
Spoiler:
 

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://inoriin.tumblr.com
Dawn_hikari
seiyuu.
seiyuu.
avatar

Feminino Mensagens : 1502
Idade : 21
Localização : EXO Planet

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 2:53 pm

Nunca fui muito fã deste estilo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.exopt.wordpress.com
Moony
Atsuko-chi.
Atsuko-chi.
avatar

Feminino Mensagens : 3632
Idade : 23
Localização : Neverland

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 2:55 pm

Eu até gosto :3
Eu gosto de todos os estilos com origem no Japão
Este estilo por exemplo dá uma certa liberdade de ser, liberta-nos um pouco xD

_________________


Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://posters-on-the wall.tumblr.com
Inori
Alice-chi.
Alice-chi.
avatar

Feminino Mensagens : 6628
Idade : 24
Localização : In Kenji's heart ♥

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 3:07 pm

Exacto.
A mim agrada-me este estilo, mas duvido que fosse capaz de o usar no meio da rua x3

_________________

kurobasu~
Spoiler:
 
Spoiler:
 

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://inoriin.tumblr.com
Moony
Atsuko-chi.
Atsuko-chi.
avatar

Feminino Mensagens : 3632
Idade : 23
Localização : Neverland

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 3:08 pm

Tinhamos vergonha porque vivemos num país em que somos facilmente gozados por outros. E por isso, não queremos ter esse estilo Razz

_________________


Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://posters-on-the wall.tumblr.com
fuqiu
beginner.
beginner.
avatar

Feminino Mensagens : 216
Idade : 25
Localização : No camandro pah!

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Dom Jan 10, 2010 10:01 pm

Sim, quem anda assim vestido na rua tem que estar à espera ouvir comentários mas não é só neste país, mesmo no Japão já li que também não são assim tão famosos (porque o Japão não é o céu onde só há pessoas bué divertidas que andam às cores). Basicamente esse estilo, em que sitio for não é muito normal.
Pessoalmente gosto de ver, em quê? Em espectáculos, fotos e coisas dessas. Não acho que seja um visual prático, a primeira coisa que eu penso quando eu vejo uma pessoa assim é "Ena, aquele acordou às 4 da manhã para arranjar o cabelo".
Também não acredito muito que os integrantes dessas bandas andem assim vestidos todos os dias, se andam, ups my bad =)
Uma coisa que agora me lembrei agora e me irrita um bocadinho é o facto de eu não conseguir distinguir um rapaz de uma rapariga nesse estilo xD
Outra coisa é haver pessoas que gostam de uma banda porque eles tem roupas bonitas.

Citação :
Este estilo por exemplo dá uma certa liberdade de ser, liberta-nos um pouco xD
Olha que não sei se liberta, a partir de um momento a que te agarras a um estilo não estás livre, na minha opinião os estilos pré-definidos impõem regras e não dão assim tanta liberdade de escolha (por exemplo se fores gótica, não podes usar uma saia verde às bolas amarelas) Também acho que este estilo em especial não dá assim tanta liberdade, pelo menos de movimento porque se eu quiser correr ou mexer-me muito com uma roupa e penteado daqueles iria voar muita coisa. Razz
E acabei

LONG POST IS LONG
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nãotenhosite.com
Inori
Alice-chi.
Alice-chi.
avatar

Feminino Mensagens : 6628
Idade : 24
Localização : In Kenji's heart ♥

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Seg Jan 11, 2010 2:31 pm

OMG xD
Já li tudo Razz

Sim, tens razão.
É aquele tipo de estilo que nós olhamos p'ra pessoa e vemos logo que demorou montes de tempo a arranjar-se xD
E sim, não dá grande liberdade de movimentos ^^'

Eu também prefiro ver em concertos, fotos e assim, do que no dia-a-dia.

Quanto a isso das bandas, eu concordo.
Gostar de uma banda só devido ao seu visual é... Bleh ._.

_________________

kurobasu~
Spoiler:
 
Spoiler:
 

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://inoriin.tumblr.com
Convidad
Convidado
avatar


MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Seg Mar 01, 2010 11:29 pm

eum estilo mt fixe, eu ate faria se tivesse o cabelo bue grande ;P
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kuro
newbie.
newbie.
avatar

Masculino Mensagens : 32
Idade : 23
Localização : In A Hellish Place Called Earth

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Seg Mar 08, 2010 7:42 pm

pois se a banda for mesmo feita, o meu cabelo vai ficar desse estilo pros concertos >.<
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado
avatar


MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Seg Mar 08, 2010 7:58 pm

é claro que a banda vai ser feita O_O
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ama-chan
newbie.
newbie.
avatar

Feminino Mensagens : 29
Idade : 20
Localização : Figure Skating Ring

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Sab Abr 03, 2010 5:44 pm

AMO Oshare Key *_____________*
Adoro,acho muito fashion =D
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://mundinhopinkbutterfly.blogspot.com
BabyHinaNK
newbie.
newbie.
avatar

Feminino Mensagens : 11
Idade : 21
Localização : Humanoid City

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Ter Abr 13, 2010 1:13 am

Eu adoro esse visu, acho muito lindo
mas acho bonito nos outros não em mim -q
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sofia-chan
newbie.
newbie.
avatar

Feminino Mensagens : 7
Idade : 23
Localização : Abrantes

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Ter Ago 30, 2011 5:02 pm

Adoro visual kei =) não percebo porque é que a sociedade despreza pessoas que se vestem de maneira diferente do habitual... mas não somos obrigados a gostar do que está actualmente na moda ou seguir as ultimas tendências Razz eu acho maravilhoso as pessoas expressarem se através das roupas, cabelos, maquilhagem …
Seja em que estilo for, acho que uma pessoa que tem a coragem de se exprimir assim já merece a minha consideração
Voltar ao Topo Ir em baixo
MadEmily ♥
beginner.
beginner.
avatar

Feminino Mensagens : 288
Idade : 24
Localização : No ombro do Break ^^

MensagemAssunto: Re: Visual Kei   Ter Ago 30, 2011 9:21 pm

Muito bom o tópico *-*

*falam que buck tick é visual kei,mas se enganam profundamente! eles foram inspiraçao para as bandas de visual kei... B-T ♥ Sakurai é estilo ouji *-* nao visula kei!

Moi dix Mois eu adoro <3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Visual Kei   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Visual Kei
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ford Mercury 49 RAT ROD "FINALIZADO 16/10!"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Oriental Dreams :: Cultura :: Estilos-
Ir para: